segunda-feira, 15 de junho de 2015

MATRÍCULAS/CAPES/POLOS DO CLELP

Caríssimos e caríssimas,

felizmente, reiniciamos o processo de efetivação das matrículas da última convocação, tendo em vista a possibilidade acadêmica e resolvidas as questões de ordem administrativa. Fato que significa dizer que retomamos o processo de cadastramento na plataforma moodle, ainda que haja greve na UFPB.

Também recebemos a liberação da UAB (Universidade Aberto do Brasil) para podermos iniciar o cadastramento de futuros estudantes do CLELP no sistema. Isto significa que a efetivação do financiamento do curso junto à CAPES segue caminho tranquilo na direção do início da turma almejada.  Neste sentido, cabe uma explicação. Alguns estudantes podem interrogar o motivo pelo qual ainda não teríamos tal aprovação. Na verdade, o CLELP é resultado do Edital Público com aprovação e classificação de projeto construído por nós e que foi selecionado para compor o conjunto de cursos que no Brasil foram aceitos pela CAPES para serem oferecidos. Passada esta fase (aproximadamente 2 anos), iniciamos o processo burocrático-acadêmico que perdurou por cerca de 6 meses. 

Recentemente, com aprovação deste processo, conseguimos a publicação do processo seletivo a que nós sempre fazemos referência oficial. Neste momento, já tínhamos a aprovação do orçamento do curso, com a liberação das 300 vagas. No entanto, a verba, propriamente dita e a infraestrutura técnica, ainda dependem destes últimos procedimentos, que sempre mencionamos, para podermos ter a garantia de que o CLELP comece e termine com o subsídio da CAPES, caso contrário não haveria como oferecer o curso. Assim, seguindo  lógica da responsabilidade e clareza, inerentes de algo que seja público, deixamos sempre muito direto que sem esta verba a turma não se iniciará. Contudo, conforme explicitado acima, tudo corre na direção da efetivação. Em mais algumas semanas teremos esta resposta definitiva.

Nesta direção, de fato, temos 30 vagas para cada polo (300 vagas no total), conforme já indicado no Edital. E, neste sentido, assim como já informado aos candidatos da lista de espera que foram convocados e matriculados, os mesmos serão colocados em polos onde ainda havia vagas para ocupar. Todavia, pode ser que algum matriculado que tenha optado por polos com maior procura (Araruna, João Pessoa, por exemplo) e que não sejam da lista de espera também possam ser alocados em outro polo. Vale ressaltar, porém, que isto não altera nada para sua formação,  pois tudo que for realizado será oferecido igualmente para todos os polos. Aliás, sendo o curso na modalidade a distancia, todas as ações serão realizadas virtualmente. Caso ocorra alguma atividade facultativa em polos diferentes do que você esteja matriculado e deseje participar, basta informar a Equipe CLELP, que será autorizado imediatamente. Inclusive, isto funciona para todos os estudantes de quaisquer polos do CLELP. 

Reforçamos, no entanto, que a atividade de defesa será feita por todos, no mesmo local e período de conclusão (UFPB, João Pessoa, Campus I). Ressaltamos que a informação sobre qual polo cada um, de fato, estará matriculado será informada, exclusivamente, via plataforma moodle, quando da liberação do acesso dos alunos com matrícula efetivada no AVA. De toda forma, qualquer dúvida que ainda perdure sobre este tema, diferente do já explicado aqui, podem ser enviadas para nosso endereço:clelpatende@gmail.com, assunto: "POLO CLELP".

Em breve, traremos notícias sobre a forma de solicitação de  declarações de matrícula no CLELP e de nossa aula inaugural, pois conseguimos retomar  o contato para os ajustes junto aos setores que vão disponibilizar a Webconferência.

Boa semana.
Equipe CLELP

Nenhum comentário:

Postar um comentário